quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Gastos de campanha de vereadores sobem 225% em BH! E Nova Lima?

Entre 2004 e 2008 os gastos médios de campanha declarados à Justiça Eleitoral pelos vereadores eleitos em Belo Horizonte triplicaram e tiveram um aumento médio de 225%. A inflação medida pelo IPCA no período é de aproximadamente 22,22%.
Enquanto em 2004 os 41 vereadores que conquistaram cadeira no plenário municipal informaram uma despesa média de campanha de R$ 43.908,98; nestas eleições o dispêndio médio informado pelos vereadores eleitos foi de R$ 128,4 mil. O custo médio do voto dos vereadores eleitos saltou, neste período, de R$ 4,88 para R$ 15,9, uma variação de 229%.
O levantamento exclusivo e cálculos realizados por este blog (BLOG DAS ELEIÇÕES - http://www.dzai.com.br/eleicoes/blog/eleicoes_2008) consideraram todas as declarações dos candidatos eleitos . Essas declarações ainda não estão disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Considerando os 24 vereadores reeleitos nos dois pleitos consecutivos, a variabilidade das declarações de despesas informadas à Justiça Eleitoral foi ainda maior. Em 2004, esse grupo de parlamentares informou um financiamento médio de campanha da ordem de R$ 34,7 mil.
Quatro anos depois, esses 24 reeleitos anunciaram uma arrecadação média - e conseqüente dispêndio - quase 4 vezes superior, de R$ 133,7 mil, o equivalente a um crescimento médio de 285%. O custo médio do voto, que em 2004 foi de R$ 4,85 neste ano alcançou R$ 17,30, um aumento de 257%.
O vereador Wellington Magalhães (PMN) lidera o ranking não apenas em gastos, como também apresentou o maior aumento no volume investido nas duas campanhas. Em 2004, Magalhães declarou uma modesta despesa de R$ 20.030,00. Quatro anos depois, o parlamentar aplicou R$ 443.818,00 em sua campanha, valor 2.116% superior. A menor declaração apresentada foi a do novato Paulinho Motorista, do PSL. Ele garante ter gasto apenas R$ 8.007,71 em sua campanha.
Confira as declarações dos eleitos.

PAULINHO MOTORISTA PSL R$ 8.007,71
CABO JÚLIO PMDB R$ 16.210,96
EDINHO DO AÇOUGUE PT DO B R$ 16.714,82
JOAO OSCAR PRP R$ 20.160,93
PRETO DO SACOLÃO (Reinaldo Gomes) PMDB R$ 28.059,62
BISPO CHAMBARELLE PRB R$ 47.229,62
PROFESSOR RONALDO GONTIJO PPS R$ 47.771,97
SERGIO FERNANDO PHS R$ 50.379,43
GUNDA (Antônio Torres Gonçalves) PSL R$ 50.564,95
HUGO THOMÉ PMN R$ 53.861,74
AUTAIR GOMES PSC R$ 62.889,66
PASTOR CARLOS HENRIQUE PR R$ 63.534,38
BRUNO MIRANDA PDT R$ 65.088,07
PASTOR HENRIQUE BRAGA PSDB R$ 65.500,00
GÊRA ORNELAS PSB R$ 72.796,52
SILVINHO REZENDE PT R$ 80.457,10
PR DIVINO PEREIRA PMN R$ 81.420,72
MARIA LUCIA SCARPELLI PC DO B R$ 83.738,24
ADRIANO VENTURA PT R$ 87.656,88
JOAO LOCADORA PT R$ 91.607,77
ELAINE MATOZINHOS PTB R$ 108.559,40
LEONARDO MATTOS PV R$ 120.052,01
ALBERTO RODRIGUES 'O VIBRANTE' PV R$ 123.599,30
FRED COSTA PHS R$ 125.355,77
ALEXANDRE GOMES PSB R$ 126.271,52
PRICILA TEIXEIRA PTB R$ 131.019,86
Elias Murad PSDB R$ 132.250,00
JOAO VITOR XAVIER PRP R$ 139.148,15
LUIS TIBE PT DO B R$ 140.423,65
GERALDO FÉLIX PMDB R$ 144.679,46
ARNALDO GODOY PT R$ 152.318,25
PABLITO PTC R$ 157.341,88
PRETO DEM R$ 178.227,73
MOAMED RACHID PDT R$ 185.112,53
LEO BURGUÊS PSDB R$ 212.345,82
NEUSINHA SANTOS PT R$ 241.163,04
LUZIA FERREIRA PPS R$ 254.913,94
ANSELMO JOSÉ DOMINGOS PTC R$ 307.169,18
IRAN BARBOSA PMDB R$ 311.703,61
PAULO LAMAC PT R$ 329.657,87
WELLINGTON MAGALHÃES PMN R$ 443.818,00

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Aos amigos e amigas do meu coração...

Apenas uma mera e curta reflexão filosófica acerca da oposição entre simplicidade x complexidade...Ouvi .... aliás li ... de uma pessoa há uns tempos atrás aí uma coisa que se me parece demasiado estúpida ... de que para se ter uma vida feliz é preciso ter uma vida simples .... é preciso conviver com motoristas que sobem na contramão e vizinhos que caluniam....A mesma pessoa "simples" chegou a dizer que eu estava buscando soluções em órgãos que ela nunca ouvira falar e era para eu mudar de cidade (xenofobismo? racismo? nazismo?).Refletindo acerca dessa opinião para a qual não me foram apresentados quaisquer argumentos pautados em análise de fontes críticas, amostragens estatísticas ou quaisquer experimentos de campo ou sequer por base simulada....Conclui que a simplicidade, quando vista sob esse aspecto fundamentalista, que nega leis, filosofia, ciência e contextualizações diversas, nada mais é que um NIHILISMO CONFORMISTA ou um CONFORMISMO ESCAPISTA...

Ou seja, seria como dizer que para viver em BH, Rio ou Sampa que temos de conviver com traficantes de droga, estupradores, seqüestradores, homicidas, bêbados ao volante, ou mesmo com a pobreza abaixo dos índices de desenvolvimento humano em que muitas favelas infelizmente ainda se encontram.E para viver no Brasil, precisamos conviver com o genocídio indígena, com o racismo existente em alguns estados, com os Carecas do ABC, os Pitt Boys, sem falar na corrupção política e várias e várias outras situações que impeliriam as pessos complexas a buscar soluções.Ser simples é aceitar então, a violação da lei?Foi o que me deixou transparecer o discurso dogmático e sem fundamentos em que a tal pessoa se resumia a se justificar com o uso do impropério "foda-se".Sim, vamos então imaginar um mundo em que se diga "foda-se" para leis, filosofia, ciências, religiões, diferenças culturais, etc. Haveriam muito mais guerras, muito mais crimes, muito mais genocídio e muito mais problemas...Porque não existiriam pessoas complexas como eu buscando soluções...Ser simples é isso: concordar com o que está errado? Calar-se diante dos problemas? Calar-se diante das dores dos outros?Essa pessoa chegou a perguntar o que eu tenho de superior para resolver os problemas dos outros?Bom, superior não digo, mas diferente tenho: diferentemente das pessoas "simples" eu não desejo que os outros sofram!Desejo ajudar como eu puder .... buscar soluções ... mesmo que .... complexas...Me pergunto então qual a vantagem do ser humano ter passado os últimos 2 a 6 milhões de anos evoluindo não apenas fisicamente, e cerebralmente, como também culturalmente, para em pleno século XXI .... associado ainda por muitos ao avanço mundial .... chegar uma pessoa e com um palavrão negar isso tudo...Porém essa mesma pessoa "simples" precisa de pessoas complexas para pagarem seu salário, verem além do horizonte, lhe darem emprego, fazerem sua comida, sua roupa, pois fazer comida não é pegar um monte de ingredientes e misturar de acordo com a receita...

Fazer comida é plantar, cultivar, criar gado, ocupar pastagens, impactar com o meio ambiente, impactar com povoados, criar políticas de mercado, e seguir regras ambientais, contra transgênicos, contra poluentes etc etc etc e toda uma complexidade de situações até enfim chegarmos no nosso café da manhã...Nem mesmo a vida verdadeiramente simples dos hippies, é tão simples que negue a complexidade das estruturas sociais, das técnicas de trabalho ou da filosofia aprofundada...Um hippie nesse contexto, não seria então, simples, mas complexo, por trazer dentro de si toda uma bagagem de conhecimentos que a pessoa que me disse sobre "simplicidade", essa sim, não tem...Se ser simples é regredir, involuir, pastar...Então eu prefiro a complexidade.Pois ao menos sendo complexo, eu penso mais nos outros e que várias outras pessoas preferem conforto, educação, segurança...A simplesmente sentarem no caminho da vida e xingarem tudo aquilo para o que não tiveram capacidade de se dedicar ou não tiveram inteligência para compreender...
--
Gustavo Paula "Xamã", Cientista: Historiador Estrutural & Cientista Cibernético, MBA em Gestão Pública e Responsabilidades Fiscais. URL: http://www.arqueomundo.com.br/ . Diretor Científico da Clio Museu de Cultura Material, Nova Lima - MG.