quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Gastos de campanha de vereadores sobem 225% em BH! E Nova Lima?

Entre 2004 e 2008 os gastos médios de campanha declarados à Justiça Eleitoral pelos vereadores eleitos em Belo Horizonte triplicaram e tiveram um aumento médio de 225%. A inflação medida pelo IPCA no período é de aproximadamente 22,22%.
Enquanto em 2004 os 41 vereadores que conquistaram cadeira no plenário municipal informaram uma despesa média de campanha de R$ 43.908,98; nestas eleições o dispêndio médio informado pelos vereadores eleitos foi de R$ 128,4 mil. O custo médio do voto dos vereadores eleitos saltou, neste período, de R$ 4,88 para R$ 15,9, uma variação de 229%.
O levantamento exclusivo e cálculos realizados por este blog (BLOG DAS ELEIÇÕES - http://www.dzai.com.br/eleicoes/blog/eleicoes_2008) consideraram todas as declarações dos candidatos eleitos . Essas declarações ainda não estão disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Considerando os 24 vereadores reeleitos nos dois pleitos consecutivos, a variabilidade das declarações de despesas informadas à Justiça Eleitoral foi ainda maior. Em 2004, esse grupo de parlamentares informou um financiamento médio de campanha da ordem de R$ 34,7 mil.
Quatro anos depois, esses 24 reeleitos anunciaram uma arrecadação média - e conseqüente dispêndio - quase 4 vezes superior, de R$ 133,7 mil, o equivalente a um crescimento médio de 285%. O custo médio do voto, que em 2004 foi de R$ 4,85 neste ano alcançou R$ 17,30, um aumento de 257%.
O vereador Wellington Magalhães (PMN) lidera o ranking não apenas em gastos, como também apresentou o maior aumento no volume investido nas duas campanhas. Em 2004, Magalhães declarou uma modesta despesa de R$ 20.030,00. Quatro anos depois, o parlamentar aplicou R$ 443.818,00 em sua campanha, valor 2.116% superior. A menor declaração apresentada foi a do novato Paulinho Motorista, do PSL. Ele garante ter gasto apenas R$ 8.007,71 em sua campanha.
Confira as declarações dos eleitos.

PAULINHO MOTORISTA PSL R$ 8.007,71
CABO JÚLIO PMDB R$ 16.210,96
EDINHO DO AÇOUGUE PT DO B R$ 16.714,82
JOAO OSCAR PRP R$ 20.160,93
PRETO DO SACOLÃO (Reinaldo Gomes) PMDB R$ 28.059,62
BISPO CHAMBARELLE PRB R$ 47.229,62
PROFESSOR RONALDO GONTIJO PPS R$ 47.771,97
SERGIO FERNANDO PHS R$ 50.379,43
GUNDA (Antônio Torres Gonçalves) PSL R$ 50.564,95
HUGO THOMÉ PMN R$ 53.861,74
AUTAIR GOMES PSC R$ 62.889,66
PASTOR CARLOS HENRIQUE PR R$ 63.534,38
BRUNO MIRANDA PDT R$ 65.088,07
PASTOR HENRIQUE BRAGA PSDB R$ 65.500,00
GÊRA ORNELAS PSB R$ 72.796,52
SILVINHO REZENDE PT R$ 80.457,10
PR DIVINO PEREIRA PMN R$ 81.420,72
MARIA LUCIA SCARPELLI PC DO B R$ 83.738,24
ADRIANO VENTURA PT R$ 87.656,88
JOAO LOCADORA PT R$ 91.607,77
ELAINE MATOZINHOS PTB R$ 108.559,40
LEONARDO MATTOS PV R$ 120.052,01
ALBERTO RODRIGUES 'O VIBRANTE' PV R$ 123.599,30
FRED COSTA PHS R$ 125.355,77
ALEXANDRE GOMES PSB R$ 126.271,52
PRICILA TEIXEIRA PTB R$ 131.019,86
Elias Murad PSDB R$ 132.250,00
JOAO VITOR XAVIER PRP R$ 139.148,15
LUIS TIBE PT DO B R$ 140.423,65
GERALDO FÉLIX PMDB R$ 144.679,46
ARNALDO GODOY PT R$ 152.318,25
PABLITO PTC R$ 157.341,88
PRETO DEM R$ 178.227,73
MOAMED RACHID PDT R$ 185.112,53
LEO BURGUÊS PSDB R$ 212.345,82
NEUSINHA SANTOS PT R$ 241.163,04
LUZIA FERREIRA PPS R$ 254.913,94
ANSELMO JOSÉ DOMINGOS PTC R$ 307.169,18
IRAN BARBOSA PMDB R$ 311.703,61
PAULO LAMAC PT R$ 329.657,87
WELLINGTON MAGALHÃES PMN R$ 443.818,00

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Aos amigos e amigas do meu coração...

Apenas uma mera e curta reflexão filosófica acerca da oposição entre simplicidade x complexidade...Ouvi .... aliás li ... de uma pessoa há uns tempos atrás aí uma coisa que se me parece demasiado estúpida ... de que para se ter uma vida feliz é preciso ter uma vida simples .... é preciso conviver com motoristas que sobem na contramão e vizinhos que caluniam....A mesma pessoa "simples" chegou a dizer que eu estava buscando soluções em órgãos que ela nunca ouvira falar e era para eu mudar de cidade (xenofobismo? racismo? nazismo?).Refletindo acerca dessa opinião para a qual não me foram apresentados quaisquer argumentos pautados em análise de fontes críticas, amostragens estatísticas ou quaisquer experimentos de campo ou sequer por base simulada....Conclui que a simplicidade, quando vista sob esse aspecto fundamentalista, que nega leis, filosofia, ciência e contextualizações diversas, nada mais é que um NIHILISMO CONFORMISTA ou um CONFORMISMO ESCAPISTA...

Ou seja, seria como dizer que para viver em BH, Rio ou Sampa que temos de conviver com traficantes de droga, estupradores, seqüestradores, homicidas, bêbados ao volante, ou mesmo com a pobreza abaixo dos índices de desenvolvimento humano em que muitas favelas infelizmente ainda se encontram.E para viver no Brasil, precisamos conviver com o genocídio indígena, com o racismo existente em alguns estados, com os Carecas do ABC, os Pitt Boys, sem falar na corrupção política e várias e várias outras situações que impeliriam as pessos complexas a buscar soluções.Ser simples é aceitar então, a violação da lei?Foi o que me deixou transparecer o discurso dogmático e sem fundamentos em que a tal pessoa se resumia a se justificar com o uso do impropério "foda-se".Sim, vamos então imaginar um mundo em que se diga "foda-se" para leis, filosofia, ciências, religiões, diferenças culturais, etc. Haveriam muito mais guerras, muito mais crimes, muito mais genocídio e muito mais problemas...Porque não existiriam pessoas complexas como eu buscando soluções...Ser simples é isso: concordar com o que está errado? Calar-se diante dos problemas? Calar-se diante das dores dos outros?Essa pessoa chegou a perguntar o que eu tenho de superior para resolver os problemas dos outros?Bom, superior não digo, mas diferente tenho: diferentemente das pessoas "simples" eu não desejo que os outros sofram!Desejo ajudar como eu puder .... buscar soluções ... mesmo que .... complexas...Me pergunto então qual a vantagem do ser humano ter passado os últimos 2 a 6 milhões de anos evoluindo não apenas fisicamente, e cerebralmente, como também culturalmente, para em pleno século XXI .... associado ainda por muitos ao avanço mundial .... chegar uma pessoa e com um palavrão negar isso tudo...Porém essa mesma pessoa "simples" precisa de pessoas complexas para pagarem seu salário, verem além do horizonte, lhe darem emprego, fazerem sua comida, sua roupa, pois fazer comida não é pegar um monte de ingredientes e misturar de acordo com a receita...

Fazer comida é plantar, cultivar, criar gado, ocupar pastagens, impactar com o meio ambiente, impactar com povoados, criar políticas de mercado, e seguir regras ambientais, contra transgênicos, contra poluentes etc etc etc e toda uma complexidade de situações até enfim chegarmos no nosso café da manhã...Nem mesmo a vida verdadeiramente simples dos hippies, é tão simples que negue a complexidade das estruturas sociais, das técnicas de trabalho ou da filosofia aprofundada...Um hippie nesse contexto, não seria então, simples, mas complexo, por trazer dentro de si toda uma bagagem de conhecimentos que a pessoa que me disse sobre "simplicidade", essa sim, não tem...Se ser simples é regredir, involuir, pastar...Então eu prefiro a complexidade.Pois ao menos sendo complexo, eu penso mais nos outros e que várias outras pessoas preferem conforto, educação, segurança...A simplesmente sentarem no caminho da vida e xingarem tudo aquilo para o que não tiveram capacidade de se dedicar ou não tiveram inteligência para compreender...
--
Gustavo Paula "Xamã", Cientista: Historiador Estrutural & Cientista Cibernético, MBA em Gestão Pública e Responsabilidades Fiscais. URL: http://www.arqueomundo.com.br/ . Diretor Científico da Clio Museu de Cultura Material, Nova Lima - MG.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

SOMOS DAS ELITES SIM, E COM MUITA HONRA!

Jornal O Estado de São Paulo, em 28 de fevereiro de 2008...
João Mellão Neto
Se você se formou em alguma faculdade; se você, por acaso, aprendeu mais de um idioma; se você é um profissional liberal bem-sucedido ou ocupa um cargo elevado na empresa em que trabalha, cuidado. Esconda os seus diplomas no armário, jamais torne a usar os seus ternos sob medida e trate de comprar um carro velho ou popular. Demonstrar mérito ou ostentar sinais de prosperidade, no Brasil, agora é pecado.
Essas coisas significam que você faz parte das nossas pérfidas elites e, portanto, carrega consigo grande parte da culpa pela miséria em que vive razoável parcela da população. É curioso. Eu nunca interpretei o termo elite por um ângulo pejorativo. Ao contrário. Elite, para mim, sempre significou os melhores dentre os melhores em cada área. Há a elite dos empresários, como existe a elite dos médicos, a dos políticos ou a dos advogados. Com exceção de parcela da elite econômica, cujo patrimônio veio por hereditariedade, ninguém vem a ser reconhecido como membro de alguma elite se não demonstrar mérito, talento e empenho pessoal. São todos pessoas de peso, merecedoras da admiração geral. Ou, pelo menos, era assim até a chegada da companheirada ao poder, há quase cinco anos.
Confesso que não me surpreendi com essa total inversão de valores. Quando cursava a faculdade, em meados dos anos 1970, um dos mitos mais caros do pensamento esquerdista era o que pregava que todas as mazelas do Brasil eram culpa exclusiva de suas execráveis elites. O povo em geral, os cidadãos humildes, era puro de alma, solidário por natureza e sempre pronto a empenhar o melhor de si em prol da coletividade. Mas ele não tinha chance de fazê-lo porque as elites, egoístas e gananciosas, não lhe davam oportunidade.
É mais ou menos a forma como os marxistas tradicionais idealizavam a classe burguesa. Elimine-se a burguesia e os seus valores, e a sociedade, quase que naturalmente, se tornará justa, fraterna, cooperativa e voltada para o bem comum. Quatro décadas depois, mesmo com a utopia comunista já devidamente sepultada, alguns cacoetes do pensamento esquerdista ainda remanescem. Um deles é este da dicotomia entre um povo bom e generoso e uma elite perversa e individualista. Todo raciocínio simplista é eivado de contradições.
Os companheiros ainda não se deram conta de que, uma vez no poder - e com amplo controle sobre o Congresso -, são eles, agora, a elite política do País. E elite não no sentido de mérito, como referido acima, mas, sim, pelo fato de que são eles a classe dominante da Nação.Embora execre as elites, essa gente, paradoxalmente, faz parte delas há muito tempo. Desde o final dos anos 70, são eles, incontestavelmente, que compõem a elite sindical do proletariado deste país. Sempre ocupando cargos na diretoria dos sindicatos, boa parte desse pessoal nunca trabalhou, de fato, no chão das fábricas. Além disso, em função de seus postos na burocracia sindical, eles sempre perceberam vencimentos integrais e gozaram de estabilidade absoluta no emprego, algo que nem os mais renomados membros das demais elites jamais ousaram sonhar. Paladinos dos miseráveis, pobres, por sua vez, eles nunca foram.
Com salários nunca menores que o equivalente a sete ou dez salários mínimos, todos eles sempre lograram possuir casa própria e automóvel, o que os classificaria, no mínimo, como classe média. Por que, então, esse ódio às elites e a tudo o que elas representam? Note-se aqui que o designativo elite não vale apenas para o topo da pirâmide social, mas abrange, também, toda e qualquer pessoa que demonstre auferir rendimentos acima da média, tenha algum estudo e cultue hábitos minimamente refinados.
A contraditória 'elite antielites' que nos governa não se dá conta de que, se Lula pode dar-se ao luxo de distribuir o Bolsa-Família a 11 milhões de famílias, isso só é possível graças aos escorchantes impostos que as nossas odiáveis 'elites' recolhem ao Tesouro. A carga tributária que incide sobre a classe média é proporcionalmente muito maior do que a do resto da sociedade. Os petistas que me perdoem, mas eu sempre tive e terei orgulho de fazer parte dessas elites que eles tanto condenam.São essas elites que formam o sal da terra de toda e qualquer sociedade. São elas que produzem riquezas, criam valor e fazem a economia andar. Devemos a elas o fato de, graças a sua especialização, a sociedade poder oferecer serviços de qualidade em todas as áreas do conhecimento. São elas que, pelo hábito de ler livros e jornais, compõem a opinião pública de uma nação. Se o presidente Lula não quis estudar (tempo ele teve para isso), é um problema exclusivamente dele.
Mas que não venha a nós fazer proselitismo de sua insuficiência acadêmica. Que não tente, por seu exemplo pessoal, influenciar os nossos filhos no sentido de que a indigência cultural é uma virtude e que o pouco saber é uma ferramenta útil para preservar a pureza e as boas intenções das pessoas. Paralelos de obscurantismo, na História, nós só encontramos na Revolução Cultural chinesa, quando, a partir de 1964, Mao, em seus delírios, decidiu humilhar e 'reeducar' todos os chineses que tinham um grau mínimo de instrução. O resultado, como era de esperar, foi desastroso. Após 14 anos, os mentores da tal 'revolução' foram todos para a cadeia, Deng Xiaoping, com a inestimável ajuda dos antigos intelectuais, logrou reerguer a nação e a China, hoje, é o país que mais leva o ensino a sério e envia estudantes para aperfeiçoamento no exterior. Somos elite, sim, sr. Lula, e com muito orgulho.
Nós lutamos para chegar lá. Somos esforçados, esclarecidos e, sobretudo, independentes. É por isso que nós sempre relutamos em sufragar o seu nome. A nós nos repugna a idéia de alienar os nossos votos a troco de uma mesada de alguns poucos reais.
*João Mellão Neto, 46 anos, jornalista, deputado estadual, foi deputado federal, secretário e ministro de Estado. É um dos jornalistas mais lidos, comentados e acreditados da imprensa de São Paulo e do Brasil. Seus artigos são publicados, todas as sextas-feiras na página 2 do jornal 'O Estado de São Paulo' e, quinzenalmente, no 'Florida Review' - o maior jornal em língua portuguesa dos EUA.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Diário Oficial

Já passados os embates e festejos eleitorais, gostaria de propor a retomada da criação do DOM - Diário Oficial do Município - , proposta essa defendida pelo Prefeito Carlos Roberto Rodrigues na campanha de 2004 e não implementada até o momento.


Atualmente as informações da prefeitura só podem ser acessadas via Diário Oficial do Estado - 
www.iof.mg.gov.br e infelizmente não publica todas as informações de interesse da população! 

Não proponho nada impresso com uma estrutura de gráfica cara e desnecessária mas sim uma página na internet com acesso pleno a todos os dados e para os que não tem acesso a internet, sugiro a afixação das publicações em locais públicos de grande circulação de transeuntes, bem como nas repartições públicas.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Uma mentira dita muitas vezes torna-se verdade.


Passado o calor das eleições 2008 e das comemorações dos vencedores, cabem algumas explicações acerca de alguns que passaram por este forúm de discussões. Passo a explicar a primeira:1 - Os dois processos em que constam o ex-prefeito Vitor Penido de Barros que atualmente estão no STF são processos de 1ª instância sem qualquer julgamento de mérito que foram alçados ao STF em virtude da eleição em 2006 para Deputado Federal.
A questão acima relatada está assegurada na Constituição Federal da República em seu artigo 102, inciso 1, alínea b. Portanto mais uma inverdade que os adversários colocaram na disputa eleitoral.
Para fins de comparação o atual prefeito tem em trâmite 09 processos ativos, todos em 1ª instância (08 ações populares e 01 ação civil pública) apenas referente ao período de 2005 a 2008. Existem outras ações mas referem-se ao período em que o prefeito era vereador (1989 a 1993) ou questões particulares que não entrarei na questão.Seguem os links dos processos referidos:
http://www.tjmg.gov.br/juridico/sf/proc_complemento.jsp?comrCodigo=188&numero=1&listaProcessos=05035818

http://www.tjmg.gov.br/juridico/sf/proc_complemento.jsp?comrCodigo=188&numero=1&listaProcessos=08069153

http://www.tjmg.gov.br/juridico/sf/proc_complemento.jsp?comrCodigo=188&numero=1&listaProcessos=08071362

http://www.tjmg.gov.br/juridico/sf/proc_complemento.jsp?comrCodigo=188&numero=1&listaProcessos=08071370

http://www.tjmg.gov.br/juridico/sf/proc_complemento.jsp?comrCodigo=188&numero=1&listaProcessos=08072533

http://www.tjmg.gov.br/juridico/sf/proc_complemento.jsp?comrCodigo=188&numero=1&listaProcessos=08072643

http://www.tjmg.gov.br/juridico/sf/proc_complemento.jsp?comrCodigo=188&numero=1&listaProcessos=08074827

http://www.tjmg.gov.br/juridico/sf/proc_complemento.jsp?comrCodigo=188&numero=1&listaProcessos=08075463

http://www.tjmg.gov.br/juridico/sf/proc_complemento.jsp?comrCodigo=188&numero=1&listaProcessos=08076107

A tese dos vencedores é semelhante ao do alemão Joseph Goebbels.

domingo, 5 de outubro de 2008

sábado, 4 de outubro de 2008

Entregador de jornais - o emprego dos sonhos

Em tempos de desemprego e salários achatados, Nova Lima tem um dos melhores empregos do país. Entregador do jornal (?) Mãos a obra da Prefeitura Municipal de Nova Lima. Por uma carga horária de menos de 30 horas mensais (4 sábados por mês), os contratados recebiam R$ 1.200,00 (hum mil e duzentos reais mensais). Realmente um empregão.


Carnaval Milionário

O carnaval de Nova Lima deve ser um dos melhores do Brasil. Ao menos o de 2007 o valor gasto foi de mais de R$ 470.000,00 (quatrocentos e setenta mil reais). Todas as informações são confirmadas por notas de empenho, notas fiscais e comprovantes de pagamento.






Prefeitura de Nova Lima contrata assessor acamado.

Segue anexo parecer que recebi a respeito da situação do Padre João Marcelino junto a PMNL. Aqui deve ser um lugar ótimo para se viver; até quem está impossibilitado dos atos da vida civil (Padre João está interditado judicialmente conforme processo 018807059416-6), consegue uma vaga de assessor especial junto a Secretária de Saúde. Caso o interesse fosse ajudar no tratamento do Padre João existem outros caminhos legais. Isso ai é picaretagem da grossa.O povo realmente tem o governo que merece.


P.S. O que mais me preocupa é a tentativa de validação dos atos improbos! O que foi feito é ilegal, imoral e dúvido que o Padre João Marcelino estaria de acordo com esta situação. Desumano é macular a imagem de uma pessoa que tanto fez por Nova Lima e que agora, doente e incapaz, é utilizada para fins outros.

Quanto a manutenção do tratamento dele não há qualquer custo maior tendo em vista que a função de padre que exercia da-lhe o direito de amplo atendimento no Hospital Madre Tereza, um dos hospitais referências no estado de Minas Gerais.

E para finalizar, caso o interesse fosse realmente ajudar, outras alternativas poderiam ser utilizadas tal como a que foi utilizada pela prefeitura de BH, quando da enfermidade do saudoso Dr. Célio de Castro.

Marta inova a teoria política e a história

A candidata do PT à Prefeitura de São Paulo, Marta Suplicy, inovou ontem ao afirmar que ela está “com o povo”, e seus adversários, com o “sistema financeiro”.Muito interessante. Se há setor, no Brasil, que não reclama do PT é justamente este: o tal “sistema financeiro”. Todos sabem que, na gestão Lula, os bancos lograram lucros históricos, os maiores da sua história. E não é menos verdade que o governador José Serra, um dos fiadores da candidatura de Gilberto Kassab (DEM), é crítico da política econômica, especialmente a monetária.Marta, aliás, soltou a sua pérola teórica no dia em que o Banco Central, pela segunda vez, na prática, oferecia um socorro aos... bancos!!! E olhem que nem estou criticando a ação, não. Acho que ela faz parte do conjunto de medidas previstas, necessárias.Quem, no passado, demonizou o governo — no caso, FHC — por ter reestruturado a área foi o PT, o partido de Marta Suplicy. Pressionada pelas pesquisas, só faltava agora a candidata de Lula começar a atacar os... banqueiros!

Por Reinaldo Azevedo - http://veja.abril.com.br/blogs/reinaldo/

A cartilha é uma só! Aqui em Nova Lima um conhecido e poderoso empreiteiro, outrora demonizado pelo PT e seus seguidores, é desde 2004 visto de "braços dados" com os membros da prefeitura petista que bradam em altas vozes que são "amigo do povo". Sei...

Bolsa família, o neo-coronelismo

O famigerado programa assistencialista do governo federal denominado Bolsa família tem criado um fosso enorme entre os candidatos "amigos" do Lulla e os outros. Vejam o infâme vídeo da campanha eleitoral do prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital (PMDB), candidato à reeleição, visitando em casa um eleitor e sua família.

http://br.youtube.com/watch?v=Oxvh5wplK54

Em Nova Lima não é diferente. A utilização dos programas assistencialistas federal e o Vida Nova tem sido largamente utilizado pelo atual prefeito, Carlinhos Rodrigues (PT), com clara utilidade eleitoreira. Para a população beneficiada pelos programas (e manipulada pelos correligionários), qualquer outro candidato vai acabar com a benesse.

Onde vamos parar?

E por falar em pesquisas...


Infelizmente as pesquisas de opinião eleitoral tornaram-se um importante arma no arsenal utilizado para iludir os eleitores, principalmente o ignóbil do voto útil. A legislação é omissa em vários pontos e quando se observa alguma divergência as punições são pouco ou nada didáticas, beirando a impunidade.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Pesquisa do PT em Estância Velha (RS) é acusada de fraude

03/10/2008 22:59 - http://www.claudiohumberto.com.br/

A Justiça Federal vetou hoje (3) a publicação de uma pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Index , para o PT, na cidade de Estância Velha (RS). A análise atinge um universo de 100% das intenções de voto dos entrevistados sem nenhuma apresentação de margem de erro, votos nulos, brancos ou indecisos. Segundo a pesquisa, que seria publicada pela Coligação Estância Velha Unida Para Melhorar Ainda Mais (PT,PSC,PSB,PHS,PRB), os resultados seriam os seguintes: Gringo, 51,28%; Waldir, 40,38% e Jorge, 8,34%. Para a Coligação Estância para Frente de Mão Dadas (PSDB,PMDB,PP,PPS,PDT,DEM) a pesquisa “parece suspeita já que não apresenta margem de erro”. Se a pesquisa for publicada, os responsáveis poderão ser penalizados com a detenção de seis meses a um ano e multa que pode variar entre R$ 50 a R$ 100 mil.

Aqui em Nova Lima a prática também é comum, já tendo sido questionado judicialmente nas eleições de 2004 e agora nas eleições de 2008.